Ideb

Educação de Maricá fica entre as dez melhores do estado

Cidade ganhou 17 posições em relação a 2019

Fachada de colégio maricaense
Fachada de colégio maricaense |  Foto: Evelen Gouvêa / Ascom Maricá
 

Maricá passou a ocupar a 10ª posição entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais (para alunos do 9º ano do ensino fundamental).

O resultado, que mostra a qualidade da educação básica na cidade, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na sexta-feira (16).

O índice tem o objetivo de medir a qualidade do ensino nas escolas públicas por meio da aplicação de provas a cada biênio para alunos do 5º ano do ensino fundamental (anos Iniciais) e do 9º ano do ensino fundamental (anos finais). Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que levou à adoção do ensino remoto no país em 2020 e em parte de 2021, as avaliações foram aplicadas em 2021.

Maricá manteve a trajetória de crescimento dos resultados educacionais que já vinha apresentando. Nos anos finais, a cidade avançou de 4,8, em 2019, para 5,4, em 2021; números que fizeram o município subir três posições no ranking entre as cidades do Rio, do 13º para o 10º. Em 2015, Maricá ocupava a 50ª colocação, o que representa um salto de 40 posições no período.

Já nos anos iniciais, avançou no índice de 5,4, em 2019, para 5,6, em 2021; subindo 17 posições entre as cidades do estado do Rio, de 47º para 30º. Considerando os dados desde 2015, a cidade subiu da 59ª posição para a 30ª, um avanço de 29 posições.

Os bons indicadores nessa etapa da aprendizagem evidenciam a regularidade no ensino, que não decai conforme os alunos ficam mais velhos. O resultado é fruto do compromisso coletivo da Secretaria de Educação e das escolas, que adotaram medidas para proporcionar ensino remoto de qualidade, retorno seguro das atividades escolares e valorização dos profissionais da educação.

"A Secretaria de Educação nunca deixou de acreditar na capacidade dos estudantes e das famílias, mesmo em períodos de maior dificuldade. Afinal, a educação é a esperança de dias melhores. Os resultados do IDEB são os frutos da dedicação nesses anos e seguiremos trabalhando para avançarmos ainda mais", afirma a secretária de Educação, Adriana Costa. Essa dedicação citada por ela pode se explicada de maneira objetiva.

''Maricá foi um dos primeiros municípios a ofertar atividades remotas no início da Pandemia. Essa ação fez toda a diferença para que os estudantes não perdessem o vínculo com a escola e o aprendizado. Criamos o REMAR (Regime Especial Multidisciplinar de Atividades Remotas) e a Busca Ativa para que todos os Estudantes participassem dessas Atividades. O trabalho da Busca Ativa foi ainda mais intensificado por ocasião do retorno presencial e no período da Avaliação'', garantiu Adriana.

As políticas sociais implementadas pela prefeitura também foram essenciais para garantir segurança alimentar e dignidade humana às famílias maricaenses no período mais difícil da pandemia da Covid-19.

< Saquarema abre curso preparatório para o concurso do INSS Maju Coutinho surge abraçada com Viola Davis em gravação na Globo <